quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Cine Debate: Menino 23


O historiador Sydney Aguilar fez uma pesquisa sobre a influência do Nazismo no Brasil onde deu origem ao seu documentário “Menino 23”, que relata fatos históricos de vítimas da época. No filme, mostra como desencadeou todo o processo de sua investigação. A sua curiosidade em se envolver com o tema foi através do relato de uma aluna no ano de 1998, em que dava aula no Ensino Médio, onde disse que havia inúmeros tijolos na fazenda de sua família com o símbolo nazista.
O documentário nos mostra empresários ligados ao pensamento integralista e nazista nas décadas de 20 e 30, que removeram cinquenta meninos negros de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda Santa Albertina de Osvaldo Rocha Miranda em São Paulo, para viverem em isolamento e escravidão. A pesquisa de Sydney revela o ligamento que tinha as elites brasileiras com as crenças nazistas e o projeto eugênico que foi implementado no Brasil.
A história com mais ênfase relatada no documentário é de Aloísio Silva, o menino 23, onde ele usa a memória de modo negativo, lembrando de todo o seu sofrimento que passou na infância junto com as demais crianças. O seu nome não tinha valor, por isso eram numerados, conhecidos através de números.
A investigação também ajuda a encontra outro sobrevivente da época, o Argemino. Sua trajetória reforça ainda mais como os conceitos de “higienização do país” marcaram a nossa sociedade. Ele fugiu aos 15 anos, foi morador de rua e quando surgiu a Guerra se alistou para a Marinha, seguindo então a sua vida.
Também foram exibidas as entrevistas sobre a família do “menino 2” que já faleceu. Os meninos com as primeiras numerações eram mais próximos da família Rocha Miranda e tinham mais “regalias” que era o caso do “menino 2”. Quando houve a libertação devido a um escândalo na época, a família ficou com ele para continuar servindo e trabalhando na fazenda, e o mesmo se conformava escolhendo esse modo de vida como uma solução.
O filme nos remete a mais um acontecimento gravíssimo dentro do nosso país. Uma prática de racismo, uma forma desumana de agir com o próximo visando apenas interesse próprio e a prática egocentrismo. Considero uma pesquisa de extrema importância para o contexto histórico do Brasil e que deve ser mostrado para a sociedade.
Ainda, nos dias de hoje, constatamos vários casos de racismo no Brasil e no mundo, infelizmente. Os fatos históricos cada vez mais nos comprovam como começou a distinguirem as pessoas uma das outras, através dos traços e da cor. Os negros lutaram a cada dia em busca de igualdade, acredito que ainda tem muito que mudar na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário